Uma dúvida muito comum principalmente de pessoas que estão migrando de área para UX e UI, será que tem uma diferença mesmo entre uma pessoa de UI Design e Web Design?

O que é Web Designer

Na teoria, é a pessoa responsável por praticar conceitos de design em mídias web como sites e sistemas. Na prática, essa pessoa faz o layout de sites e dependendo da empresa fica responsável também por sua codificação front-end.

Macbook aberto com um site, só da pra ver o braço de uma pessoa com manga comprida usando relogio, uma caneca na mesa de madeira ao lado do mac, ao lado um caderno com algumas anotacoes  e um post-it verde

O que é UI Designer

Como Web Designers, UI Designers ou designer de interface é a pessoa responsável por ser a ponte entre o usuário e a interface, podendo essa interface ser em mídias fisicas ou digitais, web ou sistemas.

Hoje temos muitas pessoas inclusive que são UI e UX Designers, seja por realmente ter esses dois papeis ou por uma questão de mercado: muita empresa hoje precisa de UI/UX Designers.

pulso de um homem com manga comprida, cor da pele meio morena, em destaque o apple watch comv arios icones na tela, pulseira preta

A diferença

Web Designers são pessoas bem focadas em web, enquanto UI designers não necessariamente focam em web.

Interessante comentar aqui que o termo “Web Designer” surgiu bem antes de “UI Designer”, sendo esse último bem mais recente por conta do crescimento da área de Design e UX.

E o tal do(a) Web Master?

Se você conhece o termo “Web Master”, parabéns, a idade chegou!

Web Master era como chamávamos a pessoa responsável tanto pelo web design quanto a codificação de tudo, do front ao back. Seria meio que designer + full stack developer de hoje em dia.

Falando por mim mesmo, me vejo mais como um UX Designer ou UX Strategist, se é que esse último existe.

E você atualmente se considera mais como o quê?