Como qualquer área, muitas vezes surgem mentiras e mitos que são difundidos tantas vezes que acabam se tornando verdades por assim dizer. Confira alguns mitos de UX e Design.

Designer precisa saber desenhar

Sempre admirei pessoas que sabem desenhar. Principalmente quando comecei a dar aulas presenciais e como usava bastante a lousa, fazer um boneco de palito com olhos era o máximo que conseguia chegar. Mas precisa saber desenhar mesmo?

Apesar de ser muito bacana, não precisa! Ainda mais se você focar em determinadas áreas do design como UX ou Design de Produtos.

mulher usando uma tablet da wacom
Tenho uma dessas e uso bem raramente

E quando precisa? Quando você almeja trabalhar com ilustração ou alguns segmentos de animação também. Em alguns cenários é interessante saber desenhar também para não depender de outras pessoas.

Designer precisa ter um Mac

Esse mito aqui é um dos mais insuportáveis para mim que sempre fui muito feliz com meu humilde PC Windows.

Isso veio da época que, segundo lendas, softwares como o Adobe Photoshop e Adobe Illustrator funcionavam melhor em Macintoshs do que em máquinas Windows.

imac em uma mesa bem organizada e limpa, xicara alta do lado
Um dia… 🙏🏽

Cenário de hoje? Você definitivamente não precisa investir em um Mac para trabalhar com design. Ferramentas mais acessíveis como o Figma e o Webflow nos permitem trabalhar em qualquer máquina, até mesmo no Linux.

Importante ressaltar aqui: gosto muito da Apple e quero ter um Mac sim, mas é mais um sonho de consumo. 😜

Designer precisa saber programar

Não precisa! Agora falando de front-end pelo menos, tem muita oportunidade de trabalho aqui no Brasil e lá fora que apesar de não exigir que a pessoa tenha essa habilidade, a coloca como diferencial na descrição da vaga.

Empresas como a Booking.com e o Reclame Aqui são bons exemplos. Pessoalmente prefiro trabalhar com alguém no meu time de UX que saiba front-end, pois ao meu ver isso facilita a comunicação interna e o andamento do desenvolvimento do produto.

editor de texto estilo sublime text mostrando o começo de um codigo HTML, bem ao fundo da foto se ve um browser com algo aberto

Então se você quer ter um diferencial frente a outros candidatos e candidatas, é uma boa sim, apesar de não ser obrigatório.

Designer precisa de faculdade

Isso aqui vale para o pessoal de programação também: não! Conta muito mais um portfolio bacana e o comportamental do que um diploma.

moça de olhos azuis e cabelos avermelhados com as maos juntas em frente ao rosto soprando algo, ela está vestida como uma formanda

Claro que um bacharel/tecnólogo não é inútil. Provavelmente abrirá muitas portas para você dependendo da empresa, ainda mais se você está querendo entrar na área, porém em muitos lugares não é mais pré-requisito. Dá uma olhada nesse vídeo da Alura sobre o tema:

Já viu nossos posts sobre Carreira na área de UX?

E qual outro mito de UX e design que você ouve por aí e te dá arrepios só de lembrar? Escreve aí nos comentários!