Importante: sou uma das pessoas que dá aula na Alura, então sim tem um certo viés 🙂

Cursos para começar na área de UX e para quem já é especialista

Começar na área de UX? Tem cursos básicos com foco nisso. Uma opção interessante é a Formação UX Design.

Agora se já definiu o foco da sua carreira em áreas como research ou UI, tem cursos específicos para esses casos também. E em todo curso, seja ele básico ou específico, aula é recheada de conteúdos extras.

Aqui evitei usar a palavra “avançado” pois é uma palavra bem traiçoeira. Percepção disso é algo muito pessoal e depende do momento da pessoa também.

Projetos e portfolio de UX

Certificado é legal, mas peça no portfolio é muito mais bacana!

Todo curso na Alura tem um projeto que é desenvolvido durante o curso. Você pode usar esses projetos para alimentar seu portfolio, ganhando destaque em vagas de UX como alguém que já está colocando em prática o que aprende.

Além disso, para UX especificamente tem um projeto grande que envolve vários cursos da área, ótimo material para portfolio. Ponto importante aqui é que uma pessoa da Alura que avalia e comenta seu projeto. Tem uma prova teórica também mas estamos falando de portfolio aqui, certo?

Transparência nas notas

Mais forte que depoimentos escolhidos a dedo como em outros lugares, na Alura a relação de nota e número de estudantes é totalmente pública.

Ou seja, você consegue ver antes de comprar a Alura se os cursos que mais te interessam tem boas notas. Agora alguns depoimentos escolhidos a dedo 🙂

Além desses, dá uma pesquisada por “Alura’ no Linkedin para ver o que as pessoas estão comentando também. Outra indicação é ver essa thread no Twitter com relatos de pessoas que estudam UX lá também.

Muito conteúdo de UX

Se antigamente a Alura era mais voltada para quem está começando com UX, hoje tem muito conteúdo mais específico, dá uma olhada rápida nos cursos de research, produto, usabilidade, etc aqui.

Se você gosta de pesquisa e quer se aprofundar nessa área, recomendo dar uma olhada na Formação UX Research.

Se você quer aprender tudo que há para se aprender do Figma, recomendo a Formação Figma.

Lembrando que todas essas formações você faz no seu tempo durante o período disponível da sua compra (atualmente o plano é de 1 ano).

Curadoria Alura de conteúdo

As pessoas que coordenam o conteúdo de UX e design na Alura atuam ou já atuaram por anos na área.

Diferente de uma aula expositiva ou só uma rodada de entrevista (lives?) o conteúdo é preparado desde o roteiro até os exercícios. Além de ter exercícios em todos os cursos, cheios de conteúdos extras também.

Estudar áreas relacionadas

Quer estudar além de UX um pouco de front-end ou marketing digital? Pingou um freela de SEO? Estudar acessibilidade e o impacto dos seus layouts? Não precisa pagar a mais ou procurar outra escola. A Alura é um grande oceano de conteúdo e é você quem define onde e quando vai focar.

o cara do voce falou alura, da gaveta filmes
Você falou…?

Para ajudar a planejar seus estudos, recomendo a leitura do post do Gui Silveira “Planejando meus estudos” que foca bastante nas questões de hábito de estudos para o aprendizado a longo prazo.

Falando de UX como um todo, sempre recomendo assim que possível dar uma estudada boa em front-end básico. Muita vaga exige ou enxerga como diferencial. Na Alura tem bastante conteúdo da área, como a Formação HTML e CSS por exemplo.

Se tiver qualquer outra dúvida só mandar e-mail direto no [email protected] ou na própria página de contato.

E se você quiser um desconto de 10%, só assinar diretamente por aqui. Não ganho comissão por este cupom, você pode usar algum outro de 10% se ver por aí. 🙂

Que tal receber dicas de UX direto no seu e-mail?

Receba a newsletter que eu escrevo pessoalmente, com práticas de usabilidade, insights do mercado de UX e dicas do Figma